A Morte de Carlos Gardel
Um jovem toxicodependente está a morrer num hospital. Junto a ele, à medida que vão vivendo a evolução da sua agonia, cada um dos seus familiares mais próximos evoca uma teia de recordações, de memórias obsessivas e de vivências actuais. Todos eles são portadores de sonhos e desalentos da vida. O pai do jovem, apaixonado pelo tango e pela figura de Carlos Gardel, o mais famoso dos cantores de tango argentino, percorre simbolicamente um rosário de situações dolorosas. Delirante, confunde-o com um cantor parecido.
Solveig Nordlund
drama / 85’ / 2011
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Festival Caminhos do Cinema Português
Melhor FilmeLisboa & Estoril Film Festival
Melhor Actor -
30º Festival Internacional do Uruguai
Melhor Longa Metragem Ibero-Americana pelo Júri FIPRESCI -
Festival Caminhos do Cinema Português
Lisboa & Estoril Film Festival
30º Festival Internacional do Uruguai
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Cinema Lusco Fusco (BR)
Quinzena do Cinema Português em Estrasburgo (FR)
Festival de Cinema Europeu (RS)
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Cinema Português no CLP em Praga (CZ)
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Festival de Cinema Cinecultura em Timisoara (RO)
Ciclo de Cinema Português em Maputo (MZ)
Festival de Cinema da União Europeia - Banguecoque
FICHA TÉCNICA
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FICHA TÉCNICA 〰️
REALIZAÇÃO
PRODUÇÃO
Solveig Nordlund
Luís Galvão Teles e Gonçalo Galvão Teles
PRODUÇÃO EXECUTIVA
João Fonseca
ARGUMENTO
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Solveig Nordlund
Acácio de Almeida
DIREÇÃO DE ARTE
GUARDA-ROUPA
MONTAGEM
CORREÇÃO DE COR
MONTAGEM DE SOM
Elsa Ferreira
Irma Lucia
Paulo MilHomens
Ana Paula Rocha
Silvia Siopa
MÚSICA
MISTURA DE SOM
Carlos Alberto Lopes
Pedro Marques
Rui Morisson, Albano Jerónimo, Maria João Pinho, Celia Williams, Carlos Malvarez, Ruy de Carvalho
COM
Solveig Nordlund
Nascida em Estocolmo, Solveig Nordlund é diretora e montadora. Começou o seu percurso em cinema como assistente em vários filmes, mas é em Brandos Costumes, de Alberto Seixas Santos (1973-1974), que o seu nome começa a surgir nos créditos como montadora.
Em 1978, estreia-se na ficção com Nem Pássaro Nem Peixe. A sua primeira longa-metragem foi Dina e Django (1983) a que se seguiram Até Amanhã, Mário (1994), Comédia Infantil (1998), Aparelho Voador a Baixa Altitude (2002) e A Filha (2003). É também realizadora de curtas metragens e de documentários sobre escritores como Marguerite Duras, J. G. Ballard ou António Lobo Antunes.