Captura de ecrã 2024-11-13, às 10.23.21.png

Sobre

Fado Filmes

Fundada em 1997, pelo realizador e produtor Luís Galvão Teles, a Fado Filmes é uma das mais antigas e ativas produtoras de cinematográficas no paradigma português.

Ao longo de 25 anos produziu mais de 40 longas-metragens, incluindo coproduções internacionais com países como: França; Espanha; Suíça; Itália; Reino Unido; Irlanda; Bélgica; México; Brasil; Moçambique; Guiné-Bissau; e Luxemburgo.

Contando com o apoio de Fundos Internacionais como, Eurimages, Ibermedia e Media, os seus filmes têm vindo a marcar presença em vários Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema, como Cannes, San Sebastian, Roterdão e Veneza, somando cerca de 931 participações e 215 Prémios.

A FADO FILMES tem contribuído para a internacionalização do cinema português, distribuindo os seus filmes pelo mundo inteiro. Um dos seus maiores sucessos FADOS (2007) foi vendido para mais de 100 países e atingiu o 1º lugar no top de audiências de documentários portugueses. No total, a FADO FILMES tem já mais de 11 milhões de espectadores no mundo inteiro e podemos rever muitos dos seus filmes em catálogos da plataforma portuguesa FILMIN, da HBO Max e nas televisões portuguesas.

Em Destaque

ÂNCORA, de Helder Faria
Curta-metragem | Drama | 16’

MANAS, de Marianna Brennand
Longa-metragem | Drama, Coming-of-Age | 101’

OS ENFORCADOS, de Fernando Coimbra
Longa-metragem | Thriller | 123’

Exibições, Prémios, Festivais

FICA A PAR DAS NOVIDADES!

@FADOFILMES | Segue-nos no Instagram

Mais sobre…

Nascido a 4 de dezembro de 1945, Luís Galvão Teles estudou Direito em Lisboa (1967) e Cinema em Paris (1968/70).

Ao longo dos seus 50 anos de carreira em cinema, Luís Galvão Teles desempenhou diversas funções como realizador, argumentista, produtor e distribuidor.

Foi um participante ativo de vários movimentos de cinema em Portugal antes e depois da revolução do 25 de abril de 1974. Tornando-se, nesse mesmo ano, um dos parceiros fundadores da CINEQUANON, uma cooperativa cinematográfica que teve um papel fulcral durante a mesma.

Em 1997, fundava a FADO FILMES, uma das mais importantes produtoras de cinema português.

Luís Galvão Teles