Âncora

Helder Faria

ficção / 17’/ 2023

Anna e Helena, ambas mães, lutam contra duas separações forçadas. Anna é refugiada ucraniana em Lisboa, onde tenta sobreviver com a filha Kamilla. Helena é portuguesa e sobrevive ao falecimento do seu filho. Duas mulheres que travam amizade no dia em que se conhecem no Banco Alimentar.

 argumento e realização Helder Faria

produção Helder Faria, Luís Galvão Teles

produção executiva Vasco Esteves

direção de produção Margarida Franco

com Rita Durão, Ganna Iakymenko, Kamilla Lymar, Pedro Lacerda

fotografia Pedro Bessa

direção de arte e adereços Maria Inês Santos

figurinos Mia Lourenço

som Vasco Pedroso

edição de som Gil Amado

mistura de som Filipe Chagas

montagem Raúl Domingues

cor Pedro Ramalho Marques

pós-produção Walla Collective

produção Fado Filmes

Helder Faria é um jovem cineasta português. Licenciado e Mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior, os seus projetos finais Arpeggio e Ao Redor foram apresentados em mais de 50 festivais e mostras de cinema.

Em 2015 entra para a Fado Filmes, onde foi montador dos mais recentes trabalhos do realizador Luís Galvão Teles, assistente de montagem do filme Rosas de Ermera, anotador em Nunca Nada Aconteceu e montador na série A Rainha e a Bastarda. Em 2016, realiza o documentário Doutores Palhaços. O filme teve estreia comercial em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, e foi selecionado para o festival Fantasporto 2018 e nomeado para Melhor Documentário aos Prémios Sophia.

Desenvolveu a curta-metragem Mulher Como Árvore num workshop com o realizador Pedro Costa. O filme integrou a programação do IndieLisboa 2020 e venceu o Prémio Sophia para Melhor Curta-Metragem em Documentário, em 2021. 

Recentemente, trabalhou como anotador nos filmes Sombra e Evadidos de Bruno Gascon e na série Vanda  de Simão Cayatte, e encontra-se a preparar a sua segunda longa-metragem, The Guitar Barrel Project.