Âncora
Helder Faria
ficção / 17’/ 2023
Anna e Helena, ambas mães, lutam contra duas separações forçadas. Anna é refugiada ucraniana em Lisboa, onde tenta sobreviver com a filha Kamilla. Helena é portuguesa e sobrevive ao falecimento do seu filho. Duas mulheres que travam amizade no dia em que se conhecem no Banco Alimentar.
argumento e realização Helder Faria
produção Helder Faria, Luís Galvão Teles
produção executiva Vasco Esteves
direção de produção Margarida Franco
com Rita Durão, Ganna Iakymenko, Kamilla Lymar, Pedro Lacerda
fotografia Pedro Bessa
direção de arte e adereços Maria Inês Santos
figurinos Mia Lourenço
som Vasco Pedroso
edição de som Gil Amado
mistura de som Filipe Chagas
montagem Raúl Domingues
cor Pedro Ramalho Marques
pós-produção Walla Collective
produção Fado Filmes
Helder Faria é um jovem cineasta português. Licenciado e Mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior, os seus projetos finais Arpeggio e Ao Redor foram apresentados em mais de 50 festivais e mostras de cinema.
Em 2015 entra para a Fado Filmes, onde foi montador dos mais recentes trabalhos do realizador Luís Galvão Teles, assistente de montagem do filme Rosas de Ermera, anotador em Nunca Nada Aconteceu e montador na série A Rainha e a Bastarda. Em 2016, realiza o documentário Doutores Palhaços. O filme teve estreia comercial em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, e foi selecionado para o festival Fantasporto 2018 e nomeado para Melhor Documentário aos Prémios Sophia.
Desenvolveu a curta-metragem Mulher Como Árvore num workshop com o realizador Pedro Costa. O filme integrou a programação do IndieLisboa 2020 e venceu o Prémio Sophia para Melhor Curta-Metragem em Documentário, em 2021.
Recentemente, trabalhou como anotador nos filmes Sombra e Evadidos de Bruno Gascon e na série Vanda de Simão Cayatte, e encontra-se a preparar a sua segunda longa-metragem, The Guitar Barrel Project.